Pages

segunda-feira, 15 de abril de 2013

Sidney Sheldon





Sidney Sheldon   (Chicago11 de fevereiro de 1917 — Rancho Mirage30 de janeiro de 2007) foi um escritor e roteirista norte-americano. Durante sua vida, Sheldon publicou dezoito romances; todos alcançaram a lista de mais vendidos do jornal The New York Times. Eles totalizaram mais de 300 milhões de cópias vendidas, com traduções para 51 idiomas, distribuídos em cerca de 180 países;por esse fato, ele é considerado "o escritor mais traduzido do mundo" pelo Guinness.[3] O escritor também é creditado por 250 roteiros televisivos, seis peças para a Broadway e 25 filmes.


      A estreia de Sidney como escritor de romances ocorreu em 1970, quando publicou seu livro A Outra Face.Ele decidiu lançar o suspense como livro por que achou que era muito "psicologicamente variado" para cinema, TV ou palco; a história de um psicólogo que é acusado de assassinato foi vendida para a editora Morrow por mil dólares. A Outra Face foi nomeado "Melhor Livro de Estreia" nos Edgar Allan Poe Award de 1971. Seu segundo livro foi O Outro Lado da Meia-Noite, lançado três anos depois do primeiro; ele alcançou o primeiro lugar na lista de mais vendidos do The New York Times e permaneceu nela por 53 semanas.[11] A partir de então ele passou a dedicar-se aos livros, lançando diversos outros bem sucedidos, como A Ira dos Anjos e Se Houver Amanhã.
Apesar de ter sido bem sucedido em suas vendas, o autor nunca foi aprovado pela crítica, que publicava resenhas geralmente depreciativas. Várias de suas obras foram adaptadas para séries ou filmes, muitas vezes tendo o autor como produtor.


Estilo de escrita




Sheldon geralmente colocava mulheres como personagens principais de seus livros. Ele afirmou, em uma entrevista para a Associated Press em 1982, que gostava "de escrever sobre mulheres que são talentosas e capazes, mas o mais importante, mantêm sua feminilidade. As mulheres têm um poder tremendo - a sua feminilidade, porque os homens não podem fazer sem isso". Muitos de seus personagens masculinos eram "malévolos" e "impiedosos".Os romances eram escritos com elevado grau de suspense e sensualidade, e costumavam contar com elementos como famafortuna, intrigas, assassinatos, desaparecimentos e vinganças. Ele comentou que tentava escrever seus livros "de uma maneira que os leitores não pudessem largá-lo. Construí-los de um jeito que o leitor termina um capítulo e tem que ler mais um". Sidney acreditava que não podia "enganar o leitor", por isso, sempre que descrevia algum lugar visitado por seus personagens, havia estado nele.
O autor tinha o costume de contar a história oralmente para que sua secretária a digitasse ou usar um gravador, completando em média 50 páginas por dia. No dia seguinte, ele fazia a revisão do que havia feito no dia anterior e repetia o processo até que o livro estivesse finalizado. Então ele fazia diversas revisões da obra, podendo passar até um ano até liberar para ser publicado.




Bibliografia


Obras publicadas
AnoTítulo originalTítulo no BrasilTítulo em PortugalNotas
1970The Naked FaceA Outra FaceA Face Nua
1973The Other Side of MidnightO Outro Lado da Meia-NoiteO Outro Lado da Meia Noite
1976A Stranger in the MirrorUm Estranho no Espelho
1977BloodlineA HerdeiraLaços de Sangue
1980Rage of AngelsA Ira dos AnjosA Fúria dos Anjos
1982Master of the GameO Reverso da MedalhaO Preço do Poder ou O Jogo da Vida
1985If Tomorrow ComesSe Houver AmanhãSe o Amanhã Chegar
1987Windmills of the GodsUm Capricho dos DeusesO Capricho dos Deuses
1988The Sands of TimeAs Areias do Tempo
1990Memories of MidnightLembranças da Meia-NoiteMemórias da Meia-NoiteContinuação de The Other Side of Midnight
1991The Doomsday ConspiracyJuízo FinalConspiração: Dia do Juízo Final
1991The StranglerO EstranguladorInfanto-juvenil
1992The Stars Shine DownEscrito nas EstrelasO Brilho das Estrelas
1994Nothing Lasts ForeverNada Dura para SempreNada é Eterno
1994Corrida pela HerançaInfanto-juvenil
1995The DictatorO DitadorInfanto-juvenil
1995Morning, Noon & NightManhã, Tarde e Noite
1995The Twelve CommandmentsOs Doze MandamentosInfanto-juvenil
1995Ghost StoryO Fantasma da Meia-NoiteO Fantasma da Meia NoiteInfanto-juvenil
1997The Best Laid PlansO Plano Perfeito
1998Tell Me Your DreamsConte-me Seus SonhosA Mulher Dividida
2000The Sky is FallingO Céu Está CaindoQuando o Céu CaiuA personagem central, Dana Evans, foi apresentada anteriormente no livro "O Plano Perfeito", como coadjuvante em trama paralela.
2000The ChaseA PerseguiçãoInfanto-juvenil
2004Are You Afraid of the Dark?Quem Tem Medo do Escuro?
2005The Other Side of MeO Outro Lado de MimAutobiografia
2009Sidney Sheldon's Mistress of the GameA Senhora do JogoEscrito por Tilly Bagshawe, com autorização da família. Continuação de Master of the Game.
2010Sidney Sheldon's After the DarknessDepois da EscuridãoEscrito por Tilly Bagshawe, com autorização da família.
2012Sidney Sheldon's Angel of the DarkAnjo da Escuridão




0 comentários:

Postar um comentário

e aí, comenta?

Welcome


Viajar pela leitura
sem rumo, sem intenção.
Só para viver a aventura
que é ter um livro nas mãos.
É uma pena que só saiba disso
quem gosta de ler.
Experimente!
Assim sem compromisso,
você vai me entender.
Mergulhe de cabeça
na imaginação!

Clarice Pacheco